Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Buzz Marketing funciona como estratégia de vendas?


Buzz Marketing vende?

Faz algumas semanas que tudo que ouvimos falar é a nova campanha da Devassa. Um boca a boca absurdo, principalmente nas redes sociais. Mas... vende?


As propagandas são excelentes, um institucional fortíssimo, uma super sacada. Mas, sinceramente, eu não conheço ninguém que chegue num bar e peça uma Devassa. Não conhecia e continuo não conhecendo, mesmo depois da campanha. E esse caso me faz lembrar de uma certa Nova Schin (coincidentemente administrada pelo mesmo Grupo Schincariol), lá pelos idos de 2003, que veio com a super campanha "Experimenta" e... não vendeu. Aliás, até vendeu, mas, com o perdão do trocadilho, o pessoal só experimentou.


Quando eu falo "vender", não estou me referindo exclusivamente ao ROI. Também deve-se levar em consideração a venda do nome, o Brand Awareness em si. Se o objetivo é estar na boca do povo, ótimo. Mas o que, exatamente, esta popularidade traz de retorno para a empresa?


Na minha opinião, virais e buzzing não devem ser feitos por qualquer empresa. Esta precisa ter, pelo menos, um bom produto/serviço a oferecer, para que não haja frustração do cliente ao conhecer melhor a marca. É preciso elaborar uma boa estratégia, onde ações promocionais ajam em conjunto com estas campanhas, assim, ficando mais fácil e visível o retorno, seja em vendas, seja Awareness.


Em tempo: Veja neste link o brilhante resultado da campanha do grupo Schin: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/os-problemas-que-levaram-a-schincariol-a-ser-posta-a-venda


Nenhum comentário:

Postar um comentário