Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Afinal, o Orkut vai morrer?


Desde os meados de 2010 ouvimos (ou falamos) frases parecidas com essa: “ahn, vou pro Facebook, afinal, o Orkut tá morrendo…”
Será que está mesmo?
É fato que Facebook e Twitter cresceram absurdamente nos últimos 2 anos. Algumas pessoas migraram de uma rede social pra outra, outras simplesmente criaram mais um perfil e, mesmo assim, o Orkut não parou de crescer. Provavelmente você e eu não usemos mais o Orkut, mas ele continua sendo a maior rede social do Brasil. Algum motivo tem que ter.
Este infográfico nos ajuda a ver qual era a situação das redes sociais há 2 anos e há 6 meses atrás. Podemos perceber que o Orkut foi perdendo território para o Facebook em diversos países, mas no Brasil continua firme. O brasileiro gosta do Orkut, se identifica, e desde sempre fomos o país com a maior concentração de usuários. Óbvio que o Google não quer perder essa enorme vantagem sobre a concorrência, e o principal, quem é responsável pela renda do site: os anunciantes.
O que temos visto é que ao longo dos anos, o perfil do usuário do Orkut foi mudando. Hoje, por exemplo, eu não me encaixo no público-alvo desta rede social, mas ainda conheço muita gente que usa. Fato que a maior fatia do share brasileiro é deles e eles sabem disso, e com certeza estão receosos que os anunciantes se iludam com o boom das outras redes sociais e achem que o target deles não está mais no Orkut.
Moral da história: se o Orkut vai morrer ou não, é uma questão de ponto de vista: pra mim não serve mais, mas pra minha vizinha de 13 anos, para a minha mãe e pra alguns amigos serve e muito. Basta a empresa anunciante saber claramente qual é seu target e correr pro abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário